Dr. Thiago Costa Gonçalves Portelinha – Coordenador Geral

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2007), mestrado em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo – ESALQ/USP (2010) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional de Córdoba (2016). Atua principalmente nas seguintes áreas: Poluição Ambiental, Planejamento e Gestão de Resíduos Sólidos, Impactos Ambientais. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia Ambiental da UFT e coordenador do eixo de Resíduos Sólidos no Projeto “Planos Municipais de Saneamento Básico de 50 municípios do Tocantins (FUNASA)”.

Dr. Humberto Xavier de Araujo – Gerente de Projeto

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto da Amazônia (2015), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará UFPA (2007) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012). Atuou como Gerente no Projeto “Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins” (2018) e Coordenador Geral do “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2018), Plano Diretor Participativo e Sustentável de Redenção (2021) e Plano Diretor Participativo e Sustentável de Dianópolis (2022), e Plano de Mobilidade Urbana Participativo e Sustentável de Paraíso do Tocantins (2019). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins no curso de Engenharia Elétrica e Presidente do IAC/UFT. Atua no programa de Mestrado em Modelagem Computacional.

MSc. Tiago Araújo Sodré – Coordenador Técnico

Possui graduação e mestrado em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT. Participou da elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e de Saneamento Básico (PMSB) de diversos municípios no Estado do Tocantins e da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Goiás – CIDERNORTE (2015). Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2016) e atua na área de planejamento de obras, infraestrutura urbana e saneamento ambiental na Prefeitura Municipal de Palmas/TO desde 2014.

Dr. Sérgio Carlos Bernardo Queiroz – Especialista em Saneamento I

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2003). Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Doutorado em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Ribeirão Preto (2019). Trabalhou durante 09 anos como engenheiro de operação e projetista na CIA de Saneamento do Tocantins (SANEATINS) principalmente na área de estações de tratamento de água e esgoto. Atualmente é professor Adjunto do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins – UFT e coordenador do eixo de Abastecimento de Água no Projeto “Planos Municipais de Saneamento Básico de 50 municípios do Tocantins (FUNASA)”.

Dra. Maria Carolina P. E. D’Oliveira – Especialista Sênior em Resíduos Sólidos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2006), especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2009) e mestrado em Engenharia Ambiental pela UFT (2015) na área de Recursos Hídricos e Saneamento e, tendo como produto da dissertação um software para gerenciamento dos resíduos sólidos. Possui publicações na área de resíduos sólidos, como o livro “Gestão e Valorização de Resíduos Sólidos da Construção Civil”. Foi gestora de obras na empresa ICEC/MCS (2006-2010), coordenadora adjunta do Curso de Engenharia Civil da ULBRA (2011-2016), coordenadora do curso de especialização em Gerenciamento de Obras da ULBRA (2012). Atualmente é Professora Assistente do Curso de Engenharia Civil da UFT e doutora em Biotecnologia (2024).

Dr. Fernando Sérgio Toledo Fonseca– Especialista em Desenvolvimento Social

Possui graduação em Economia pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP/SP (2003), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2007) e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo – FEA/USP (2018). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Ciências Econômicas. Tem experiência em pesquisas de campo nas áreas de microfinanças e pobreza rural, com ênfase em estudos teóricos e aplicados de Economia Comportamental. É membro efetivo do IAC/UFT.

Samuel Andrade – Especialista em Campo

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Tocantins (2020); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Possui experiência na coordenação de equipes técnicas e na avaliação de Áreas de Preservação Ambiental (APA), com foco em recursos hídricos. Atuou em projetos de monitoramento remoto de captações superficiais, medição de vazão, cadastro territorial urbano, elaboração de plantas genéricas de valores, planos diretores, planos de mobilidade e planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

Clara Silva Gonçalves – Especialista em Cartografia

Geógrafa graduada pela Universidade Federal do Tocantins (2023). Técnica em Agrimensura pelo Instituto Federal do Tocantins (2018). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFT. Integrante do projeto de pesquisa intitulado: Organização Interna da Cidade: Formas, Processos e Agentes na Produção/Reprodução do Espaço Urbano. Possui experiência em projetos, principalmente na área de planejamento urbano; integrou a equipe do IAC-UFT na elaboração do Plano Diretor de Redenção – PA (2021), Plano Diretor de Dianópolis – TO (2022), Plano Diretor de Rio da Conceição – TO (2024), Plano de Resíduos de Redenção – PA (2024); atuando, principalmente, nas áreas de Geoprocessamento, SIG, SEL, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Juliana Barros de Martins Coelho – Auxiliar de Coordenação

Bacharel em direito pelo CEULP ULBRA (2012) e especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2020). Possui ampla experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino, tendo atuado profissionalmente na Fundação de Apoio Pesquisa do Tocantins – FAPTO por um período de 5 (cinco) anos, e possui experiencia na análise com mais de 50 projetos atuando no controle, estudo e acompanhamento na elaboração de Projetos, controlando prazos de entregas de relatórios técnicos e na elaboração de prestação de contas financeira parciais e finais; acompanhamento de saldo de projetos, e as solicitações pertinentes a execução do projeto, como elaborar ofício e documentos para alterações de contratos. Atualmente atua em função de compras públicas pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.

Nailson Martins Dantas Landim – Desenvolvedor GISWeb

Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (2021). Participou de projetos de inteligência artificial e visão computacional para as áreas de tráfego urbano, pecuária leiteira e agricultura. Integrou a equipe do IACUFT na elaboração do Plano Diretor de Redenção – PA (2021), o Projeto Livestock (2021- 2022) e o projeto Agrodrones (2021); Atuando como cientista da computação com foco em soluções de visão computacional. Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (2021). Participou de projetos de inteligência artificial e visão computacional para as áreas de tráfego urbano, pecuária leiteira e agricultura. Integrou a equipe do IACUFT na elaboração do Plano Diretor de Redenção – PA (2021), o Projeto Livestock (2021- 2022) e o projeto Agrodrones (2021); Atuando como cientista da computação com foco em soluções de visão computacional.

Marina Lourenço Mota – Estagiária

Estudante de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins – UFT no 10º período com foco em Saneamento Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos e Recuperação de Áreas Degradadas na formação acadêmica. Em 2024, integrou o Instituto de Atenção às Cidades – IAC como bolsista, ampliando sua experiência prática e contribuindo para o projeto PMGIRS de Redenção. Com um forte compromisso com a excelência acadêmica, busca fazer contribuições impactantes no campo da Engenharia Ambiental.

Paulo Henrique Fernandes Aires Gomes – Estagiário

Estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins – UFT, atualmente no 11º período. É membro da Liga Acadêmica de Construção Civil (LIACC), com participação em atividades de extensão e iniciativas voltadas à construção civil no contexto acadêmico. Desenvolve pesquisa na área de sustentabilidade, inovação e desempenho térmico de edificações. Possui experiência em vendas, gestão administrativa e geoinformação. Apresenta facilidade de comunicação, organização e aprendizado, com foco em atividades técnicas e operacionais no campo da engenharia civil.